Acesse:
  • Como funciona
  • Termo de adesão
  • Modelos de documentos
  • Cadastrar vagas
  • COMO PARTICIPAR * EMPRESAS


    As empresas interessadas em oferecer vagas deverão se cadastrar clicando aqui ou telefone 3241-7487 / 3241-7472 / 3241-7455.

    O valor mínimo a ser pago ao jovem estagiário será de R$ 3,13 por hora e auxílio transporte. A empresa parceira poderá pagar qualquer valor superior ao mínimo estipulado e/ou oferecer outros benefícios.
    E-mail: captacao@jovemcidadao.sp.gov.br

    PROCESSO SELETIVO


    Para cada vaga oferecida no Programa Jovem Cidadão * Meu Primeiro Trabalho, serão convocados 3 alunos para o Processo Seletivo realizado pela empresa parceira, sendo que, o critério de convocação respeita o ranking de classificação, determinado de acordo com a condição sócio-econômica familiar de cada aluno. Após a realização do Processo Seletivo, a empresa deverá comunicar o resultado ao Programa e/ou alunos encaminhados.
    E-mail: convocacao@jovemcidadao.sp.gov.br

    ADMISSÃO DO ALUNO APROVADO COMO ESTAGIÁRIO NA EMPRESA PARCEIRA


    O aluno deverá comparecer no Posto de Atendimento do Programa para a emissão do Termo de Compromisso. O estágio só poderá ser iniciado após a coleta das assinaturas de todas as partes envolvidas: aluno (a) e quando menor, do seu responsável legal; da empresa; da escola e do representante do Programa, bem como a entrega de uma via para cada uma das partes. É terminantemente proibido o início do estágio sem a assinatura de qualquer uma das partes envolvidas.

    ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO


    O Acompanhamento do Estágio tem a finalidade de verificar o desenvolvimento do jovem na empresa e o cumprimento do estabelecido no plano de estágio, observando impactos e efeitos desta vivência na vida dos jovens. O Acompanhamento do Estágio - Empresa é realizado, quando necessário, por meio de visitas seletivas e formulários encaminhados à empresa via correio e que deverão ser respondidos e devolvidos ao Programa. O Acompanhamento do Estágio - Aluno é realizado por meio de formulários encaminhados diretamente para a escola e esta convoca o aluno para responder tais questões e em seguida providencia a devolução dos formulários para o Programa. O determinado no Termo de Compromisso e no Plano de Estágio fornecido pela empresa e aprovado pelo Programa Jovem Cidadão * Meu Primeiro Trabalho deverá ser rigorosamente respeitado, não sendo permitido acordos ou contratos paralelos com o estagiário, podendo o seu descumprimento gerar interrupção do estágio e cancelamento das vagas da empresa.
    E-mail: acompanhamento@jovemcidadao.sp.gov.br

    INTERRUPÇÃO DE ESTÁGIO


    O Estágio será cancelado:

    - Por ocasião da conclusão ou abandono do curso escolar por parte do estagiário;
    - Ausência injustificada do estágio por 3 dias no mês ou 6 dias intercalados no semestre. Considera-se como justificada atestado médico, atestado judiciário, etc;
    - Por ocasião do não cumprimento das responsabilidades atribuídas ao estagiário ou à empresa;
    - Por adotar comportamento inadequado no ambiente profissional;
    - Por iniciativa do próprio estagiário.

    Em caso da necessidade de interromper o estágio, por qualquer dos motivos acima, a empresa deverá preencher o Comunicado de interrupção de estágio e encaminhar imediatamente à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Após os seis meses iniciais (ou em caso de Prorrogação aprovada pela Coordenação do Programa), o estágio termina automaticamente na data indicada no Termo de Compromisso (ou no Termo de Prorrogação), não necessitando do encaminhamento do documento. No final do estágio a empresa deverá anotar na Carteira Profissional do (a) aluno (a), no campo de Anotações Gerais: Estagiário (a) contratado (a) por meio do Programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho, no período de XX/XX/XX à XX/XX/XX.
    E-mail: financeiro@jovemcidadao.sp.gov.br

    PRORROGAÇÃO E TÉRMINO DE ESTÁGIO


    A prorrogação poderá ser feita por um período de, no máximo, seis meses ou até o final do curso do aluno. Se houver interesse, a empresa deve encaminhar o formulário de proposta para prorrogação ao programa e esta será analisada. E-mail: atendimento@jovemcidadao.sp.gov.br

    Rua Boa Vista, 170 - Centro - São Paulo/SP
    coordenacao@jovemcidadao.sp.gov.br | (11) 3241-7455