Acesse:
  • Dúvidas Alunos
  • Dúvidas empresa
  • Dúvidas escola
  • Dúvidas Alunos



    1. O Que é?
    É um Programa do Governo do Estado que visa estimular a introdução dos jovens no mercado de trabalho, por meio de bolsas-estágio.

    2. Quem Participa?
    Aluno regularmente matriculado na 2ª série (durante o segundo semestre) ou na 3ª série (durante o primeiro semestre) do Ensino Médio estadual no ano atual, da Região Metropolitana de São Paulo ou das cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Ariranha e Anhembi, com idade variando entre 16 e 21 anos completos.

    3. Quem Pode Solicitar Inscrição?
    Aluno regularmente matriculado na 2ª série (durante o segundo semestre) ou na 3ª série (durante o primeiro semestre) do Ensino Médio estadual no ano atual, da Região Metropolitana de São Paulo ou das cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Ariranha e Anhembi, com idade entre 16 e 21 anos completos. -

    4. Como Solicitar Inscrição?
    O aluno não precisa da escola para inscrever-se, basta digitar seus dados, e cadastrar-se de qualquer local onde tenha acesso à Internet. O preenchimento do questionário, sob a forma de papel, só é necessário para aquele aluno que não tendo como acessar a Internet, de lugar algum, recorre à escola para cadastrar-se. Caso o movimento da escola não seja tão grande e havendo condições, ela pode deixar o aluno inscrever-se diretamente (sem a necessidade do papel) no micro ligado à Internet.

    5. O Que é DV?
    DV quer dizer Dígito Verificador. Alguns números de documento de identidade possuem um traço e, após este, um ou dois números ou letras usados para verificação (controle e validação) do número. Se for o seu caso, digite no quadrinho apropriado.

    6. O Que Digitar?
    Doc. Id =número do documento
    DV = dígito verificador, se houver
    UF = escolher o estado onde o documento foi emitido
    Dia = dia de nascimento do aluno
    Mês = mês de nascimento do aluno
    Ano = ano de nascimento do aluno
    Clicar "Enviar" (ou, no teclado).
    (...se receber mensagem informando que dados núo conferem com a realidade, verificar se digitou tudo corretamente ou buscar a escola (no caso do aluno ter digitado fora dela) a fim de que atualizem suas informações junto à Prodesp, para posterior cadastramento com dados corretos.)
    Obs.: Núo digitar os campos: CIE e Senha, como está escrito, súo para uso exclusivo da escola (somente para casos de interesse em se alterar Questionários já enviados)!

    7. O Que Fazer Quando Os Dados Não Conferem?
    Primeiramente, você tem certeza de que preenche os requisitos de participação no programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho? Você está regularmente matriculado? Está frequentando às aulas? Está dentro da faixa etária? Assim sendo, tenha certeza absoluta de que você digitou o número do documento de identidade e a data de nascimento corretamente. Ao se solicitar inscrição, conforme está escrito, NÃO se deve informar o código CIE nem senha; estas informações são de uso exclusivo das escolas e só devem ser informadas em caso de alteração de questionário. Caso o erro permaneça, procure sua escola e solicite que confrontem seus dados reais com aqueles que foram cadastrados na Prodesp; provavelmente existem informações divergentes. Tão logo a escola providencie o acerto junto a Prodesp, você poderá solicitar seu cadastramento. ATENÇÃO: Por razões técnicas pode-se levar até 4 dias para que as alterações da escola estejam disponíveis na Internet.

    8. Como Preencher O Questionário?
    Aguardar a informação de"concluído" (no canto inferior esquerdo da tela do programa navegador/browser), preencher e enviar questionário.

    9. Como Saber se O Questionário Foi Enviado Corretamente? Após confirmar informações, o sistema mostra uma espécie de "recibo" confirmando a solicitação de inscrição do aluno. Nesse instante, caso queira, pode-se imprimir o recibo para o aluno, e teclar botão de voltar (para digitar dados do próximo aluno).

    10. Como Alterar O Questionário?
    Para fazer alteração no questionário e necessário que o jovem entre em contato com número do documento para que um funcionário do Programa Jovem Cidadão possa fazer alteração que necessita como por exemplo : endereço, telefone, e-mail , escola e horário.

    11. Como Confirmar Minha Inscrição?
    É preciso aguardar o prazo de 15 dias úteis para que seja feita a confirmação do cadastro, e necessário que entre em contato com número do documento para que verificar o cadastro.

    12. Quando Serei Convocado Para Um Estágio?
    Tão logo haja uma vaga disponível, de acordo com suas opções, você será convocado(a) juntamente com mais 2 colegas para uma entrevista de seleção.

    13. Como Serei Convocado Para Uma Entrevista?
    O setor de convocação entrará em contato para informar sobre a vaga disponível e solicitar a presença do jovem para retirar a carta de encaminhamento.

    14. Caso Não Seja Escolhido, Terei Nova Chance?
    Sim. Você permanece cadastrado concorrendo a demais vagas que venham a surgir. Seu cadastramento é válido até o final do ano (desde que atenda às condições do programa quanto ao estudo e idade).

    15. Quando Terá Início O Estágio?
    Após a empresa passar o resultado da entrevista para o setor de convocação do jovem selecionado, o setor entrará em contato com o mesmo para que retire o seu contrato de estágio no posto de atendimento mas próximo da sua residência.

    Rua Boa Vista, 170 - Centro - São Paulo/SP
    coordenacao@jovemcidadao.sp.gov.br | (11) 3241-7455